No passado dis 25 de Julho em Alpiarça teve lugar o Concurso de Melão e Melancia que anualmente enriquece o programa do Festival local. A Casa dos Patudos preparou-se a preceito para o evento com uma logística de grande qualidade e os peritos da matéria dedicaram-se, horas a fio, a descortinar entre os inúmeros melões e melancias seleccionados pelos produtores os eleitos para destaque e referência de qualidade.

 

Fizeram companhia à CNJ na árdua tarefa de avaliar e pontuar, a ESA - Escola Superior Agrária de Santarém, a DRAP-LVT - Direcção Regional da Agricultura, a Câmara Municipal de Alpiarça e um seareiro com elevada experiência de produção e comercialização e conhecimentos consolidados sobre as tradições do melão de Alpiarça.

Este tipo de certame, para além da dinâmica competitiva que lhe está associada serve também para troca de opiniões sobre a evolução do sector e proporciona uma actualização de conhecimentos que são sempre de grande utilidade. A presença da CNJ no júri foi liderada pelo Vice-Presidente da Direcção Carlos Franco.